Ser luz na escuridão by Nicole Guimarães

el

Em entreconversaseflores.com

Imagino que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, precisou vivenciar lugares, pessoas e situações adversas. Eu diria pesados. É inevitável, não tem jeito. Sentimos tensão, angústia, fica difícil saber o que fazer. Como mudar? Adianta fazer alguma coisa?

Às vezes, preferimos «tirar o time de campo» e fazer nossa parte em outro lugar. Será que é a melhor opção? Estive pensando esses dias, após diversas notícias tristes sobre a política brasileira, que a cada desistência de pessoas com boas intenções mais difícil será melhorar o mundo.

Lembrei da experiência que tive ao visitar o campo de concentração nazista de Auschwitz. Foi uma visita bastante pesada, confesso. Nem sei se recomentaria para alguém. Entretanto, enquanto a guia explicava em detalhes a história, nos disse uma frase que ficou na minha memória: «Isso tudo aconteceu porque muitas pessoas boas apenas observaram».

Isso corroeu meu coração. A gente continua a só observar. O que aconteceu há anos atrás nos deixa indignados, mas continua acontecendo todos os dias. No Brasil, então, nem se fala.

No meio da escuridão, todavia, o bem costuma estar lá. Normalmente, são pessoas anônimas que a gente nem fica sabendo. Olha quantos filmes e livros que divulgam histórias de indivíduos que ajudavam judeus durante o nazismo. Naquele momento, pareciam pequenas ações. Hoje podemos ver que salvaram vidas. Lindamente.

Pequenas boas intenções nada mais são do que luzes no meio da escuridão. Luzes que, num primeiro momento, podem parecer insignificantes, mas, se compartilhadas, podem iluminar uma cidade inteira. «Nem a maior escuridão do mundo é capaz de apagar a luz de uma vela».

2 Comentarios Agrega el tuyo

  1. Grande! Nicole una gran verdad

    Le gusta a 1 persona

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s