Graça – Por Priscila Monteiro Santos

Graça
por Priscila Monteiro Santos (priscmonteiro.wordpress.com)

Não escrever deixa um peso no corpo… e eu nem sabia que era possível uma palavra pesar tanto, mas hoje, me peguei pensando incessantemente no sentido da palavra merecer, merecimento, escutei muito o termo “você merece” “você mereceu” “ela mereceu” e etc; e de repente hoje me deparei com outros merecimentos, e com o que a gente não merece… merecer…

Das primeiras vezes que me confessei, lembro do padre dizer, nós não merecemos o perdão de Deus, Ele nos deu e ponto, aceite, aceitar, era mais difícil que merecer. Quando nos sentimos dignos de algo é justo que aquilo se torne nosso, é justo que as consequências aconteçam, mas quando se trata da graça e do perdão divino, nenhum homem o mereceu, e mesmo assim, Ele nos concedeu.

Talvez por esse sentido de graça e perdão, merecimento, seja uma palavra tão escorregadia aos meus sentidos. Toda vez que ouço alguém dizendo “mereceu”, algo em mim retumba e lá longe pensa, e quem sofre, merece sofrer? E quem vive em condições desumanas, merece viver assim? E quem não nasceu em berço de ouro, e quem simplesmente é feio? Porque Deus em toda a sua generosidade, fez homens belos e homens feios, não posso culpar a Deus, pela riqueza e pela pobreza da humanidade, mas a estética, sinto muito Senhor, ainda é Sua responsabilidade, então… sempre que ouço, merece, ou mereceu… penso e os outros? E quem não tem? Merece não ter?

Às vezes, quando estou num dia bem, egoísta e egocêntrico, que talvez não seja o caso hoje, penso sim, bem maniqueistamente, merece, viu! esse ai merece! mas no fundo de mim, algo sempre retumba… a miséria humana, é merecimento nosso? Os homens que foram deixados a mercê dos próprios homens, merecem? A África merece? O Afeganistão merece? E a Alemanha mereceu? O século XX merecemos? Ok!, Não quer ir tão longe, por mim tudo bem, a cracolandia, São Paulo merece? A corrupção, o Brasil merece? Qual é… merecimento é para os fracos, quero a graça e o perdão, que ninguém merece, mas pode ter!

Não posso crer que tal pessoa seja assim ou assado, e aconteça isso ou aquilo porque ela merece, pode ser que no emaranhado de motivos ou conjunções astrais que levam a dado acontecimento, o merecimento as vezes esteja implícito, mas não é só isso, e nunca é só por merecimento que conseguimos ou não algo… essa coisa do merecer, tira um pouco o peso, deixa tudo bem simplista… mereço e então tenho, e então sofro da ilusão de que por merecer não há mais nada que fazer… pera lá. O merecer algo, é só o primeiro, diria que não é nem engatinhar, é descobrir o dedão do pé, sabe o bebê, quando está no berço e descobre que tem dedão no pé, o merecer deve equivaler a essa parte da vida, é uma questão minúscula quando visto todo o contexto.

Mereceu por quê? E principalmente e agora depois de merecida conquista o que será feito? Não sei por que afeita me incomoda tanto ouvir dizer: “fulano mereceu” mas é talvez porque nessa pequena frase se diga muito mais do que meus parabéns (subentende-se então que ninguém mais merecia), e essa não é a verdade dos fatos. Talvez por isso me incomode muito menos, ouvir dizerem: fulano foi abençoado! Não acho que Deus faça distinções entre os homens, (mas talvez pense que Ele faça, e nem o culpe no fundo por isso), todo pai tem seu filho preferido… se levarmos Deus para a questão humana do homem, talvez tenha queridinhos, mas o que penso, é que nós não podemos estabelecer com a nossa razão um critério para bênçãos, então posso aceitar que esse ou aquele recebam bênçãos enquanto os outros esperam, ou as recebem de outra maneira, mas não posso colocar dez pessoas numa balança, e só porque uma foi escolhida numa peneira pensar, esse mereceu… às vezes, é que aquela pessoa tinha que estar ali, naquele momento e ponto.

Sei que é misticismo demais para uma pessoinha só, mas acho mais fácil crer em bênçãos que em merecimento. Talvez isso deixe subentender que não acredito no esforço, no trabalho, e etc… não é que não acredite, mas é que sei que não é só isso que faz um homem se transformar “no HOMEM”, porque seria muito injusto com todos os homens que trabalham, que dão tudo de si, enfim… que fazem direitinho o negocio, que eles não prosperassem apenas porque não merecem… é porque há muito mais envolvido na vida, do que uma simples questão de merecimento.

Só que ninguém gosta de discutir essas questões outras, então é muito fácil dizer, “você mereceu” sem pensar, que bom que Deus te abençoou com mais essa graça, e você teve as condições certas para conquistar o jogo dessa vez. Aproveite e seja feliz… mas não é só porque você mereceu… você pode ter merecido sim! E eu acredito ainda porque me é mais difícil aceitar do que merecer, mas é bom lembrar também, que além do merecimento, houve uma graça, porque é obvio que muitos merecem, mas nem todos tem. (Isso não sei ainda se é culpa de Deus ou dos homens, mas seja como for… acho que no final, quem vence sempre é o amor!)

MERECER |Ê|: 1. Ser digno de. 2. Ter jus a. 3. Incorrer em. 4. Fazer por. 5. Atrair sobre si. 6. Tornar-se merecedor.

MERECEDOR |Ô|: Que merece; digno de.

MERECIMENTO: 1. Qualidade digna de apreço; mérito. 2. Saber; talento. 3. Capacidade; valia. merecimentos  4. Serviços. 5. O que torna merecedor.

BÊNÇÃO: 1. Expressão ou gesto com que se abençoa. 2. [Religião católica] [Religião católica] Sinal da Cruz feito sobre o que se benze. 3. [Figurado] [Figurado] Benefício, graça, favor especial. Plural: bênçãos.

GRAÇA: 1. Favor. 2. Perdão. 3. Benevolência. 4. Chiste. 5. Gracejo. 6. Acto.Ato.Ato ou dito que alegra e faz rir. 7. Dom de pessoa graciosa. 8. Agrado. 9. Airosidade, garbo. 10. Privança. 11. Elegância no estilo. 12. Dom sobrenatural, como meio de salvação ou satisfação. 13. [Popular] [Popular] O nome de uma pessoa. 14. Tratamento honorífico na Inglaterra.

Un comentario Agrega el tuyo

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s