Família by Priscila Monteiro Santos

el

Link blog Priscila

O que é a família? Até hoje não houve quem me pudesse explicar, se família é onde se nasce o sangue que corre em nossas veias, ou se família são aqueles que com o passar dos anos aprendemos a amar… o que é a família? Quem instituiu o que é a família, o que será que estava a pensar? Eu de minha parte, acho família uma arte, uma dessas artes raras quase místicas, família é uma mistura da sua origem com o que você escolhe, família se escolhe? A família é aquela em que nasci ou a que vim a construir e se ambas são famílias, então família não seria mesmo toda a sorte de gente que há por ai?

Familia… aparentemente é uma parentada só… parentes, famílias… Jesus tinha família? Era só José e Maria? Ou será que até Deus em sua imensidão viu complicação em ser uma família, e achou por bem ser irmão de todos, porque assim convém? Foi por bem que nos tornamos irmãos? Eu sou de sangue filha única, de vida cheia de irmãos e irmãs, cheia de gente que eu chamo de tio e tia, como um tio que me morreu a pouco, e que dor eu senti, e que dor aquela família sentiu por perde-lo… mas a minha dor “é menor” porque eu não tinha o sangue, só o convívio mesmo. E outro dia dei de sonhar que uma tia, que não é minha tia de sangue morria, e meu Deus quanta angustia eu senti ao acordar e pensar que talvez ela não estivesse mais entre nós. Não contei pra ninguém, aliás, contei na terapia, porque essa coisa de sonhos tem me tirado do sério, mas não contei para mais ninguém para não assustar, dizem que sonhar com morte significa vida, estou torcendo para ser isso mesmo, porque me doeu tanto perder essa tia ainda que em sonho que nem quero pensar se virar real.

Familia… família são todas as pessoas que guardo no meu coração, todas as pessoas que peço para Deus abençoar, mesmo as vezes sem nem saber seus nomes, são todas as crianças que passam por mim e pousam seus olhos nos meus e me fazem cumplices de suas infâncias, eu peço sobretudo que Deus abençoe as crianças, e proteja-as dos adultos, mas que abençoe também aos adultos para que eles cuidem de suas crianças, quem sabe daqui uns anos, se as coisas mudarem, e os homens tratarem com mais respeito seus semelhantes, quem sabe assim, daqui uns anos tenhamos mesmo uma sociedade, uma cidade, onde todos se vejam como irmãos, não sei, tem quem goste de dizer que estamos mais para Sodoma e Gomorra do que rumo ao paraíso, mas para mim, é preciso crer que dias melhores estão no firmamento. Que seremos todos essa grande família humana a qual pertencemos, e teremos amor uns pelos outros. Família é lugar de amor de afeição, é onde deveria se aprender e se ensinar que família é aquela que temos no coração.

Gosto tanto da oração da família… você conhece? Aquela que diz: “Que nenhuma família comece em qualquer de repente, que nenhuma família termine por falta de amor, que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, e que nada no mundo separe um casal sonhador…” vê Senhor é só isso que quero para mim, família, ser um casal sonhador, e perdoar a minha por ser como é, porque essa que a gente não escolhe, acho que a gente vem nela para aprender sobre o perdão, e essa outra a que a gente constrói, acho que a gente entra nela para aprender sobre o amor… nas duas há amor, mas o amor só existe em liberdade como alguém já disse mil vezes, e mil vezes será pouco, o amor só existe em liberdade, e essa de sangue, é um pouco prisão… não sei se essa é a melhor palavra, talvez seja obrigação, essa de sangue é um pouco obrigação, mas a outra a que gente cria com outros seres que vem de outras famílias, essa é livre, e por isso nela deve de ser maior o exercício de amor, e todo amor nasce em liberdade inclusive o amor que gera a família de sangue… mas sangue e tradição, são outras coisas, por isso penso que essa de sangue é para nos ensinar sobre exercitar o perdão, e que sorte a nossa se nela também houver amor.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s