Muitos me perguntam o que eu ensino? …………

Por: Petter Garcia 

www.moodukkwantkd.blogspot.com 

Sou professor de TaeKwondo e muito me interessa em como se originou a formação do povo Coreano e quais os pensamentos que estão  dentro da cultura deste povo magnífico. Foi então que decidi estudar hangul, a história e a cultura do povo coreano.

A cada dia de estudo e pesquisa, muita coisa mudou…. quando fui a fundo entender o pensamento central da formação da cultura oriental. O confucionismo, o budismo, o taoísmo como base central da vida deste povo e tentar vivenciar uma forma totalmente diferente do pensamento ocidental e buscar internalizar uma forma que coloca você, a natureza e seu próximo em sintonia consigo mesmo. (Tentando a cada dia me tornar uma pessoa melhor.)

Descobri que ao buscar esse novo ser, passei a compreender que Arte Marcial Coreana, vai muito além do que chutar e socar, mas sim, entender de forma detalhada cada origem das técnicas que tanto treinei, aprendendo a pronúncia e os detalhes de execução de uma Arte Marcial que durante muitos séculos absorveram da China, da Mongólia, da Índia, do Japão, inúmeras influências culturais e técnicas de combate.
Assim, posso dizer que dentro da Coreia temos as formas chinesas, as formas japonesas se misturando o tempo inteiro, moldando, mesmo que através da força o que chamamos de Taekwondo!

Ensino a Arte Marcial Coreana aos meus alunos de maneira prática e detalhada, mostrando cada uso da defesa e ataque para a defesa pessoal e integrar a meditação,  a respiração,  a concentração e o equilíbrio como uma maneira de transformar cada aluno em uma pessoa melhor.
Não se trata de ganhar, perder, ser melhor ou pior e sim saber que cada pessoa é um indivíduo que contribui positivamente no crescimento de todos nós!
(Tenho um projeto desde 2016, onde treinamos no Pier Mauá 1, embaixo de uma tapagem no Boulevard Olímpico,  na Praça Mauá, Rio de Janeiro. Onde meus alunos não pagam pelo que aprendem, mas se dedicam como ninguém e não vejo tal dedicação em muitas academias modernas por aí.)

————> Um Faixa Preta deve sempre ser humilde, reverenciar seus alunos e servi-los, de modo que seu conhecimento faça cada um deles ser um espelho de seus ensinamentos!

Muitos me perguntam o que eu ensino? …………
Pois não é visto comumente em academias. Nosso ensino, ele não prioriza a competição, mas sim aprender e aprimorar a essência fundamental da Arte Marcial como defesa pessoal e crescimento como pessoa.
Somos uma família, onde cada um de nós ajuda um ao outro no aprendizado.

Meus alunos, desde faixa branca, me ouvem também falando em hangul e aprendem com o tempo a falar em hangul. É importante aprendermos os nomes dos movimentos e para que servem, incluindo na prática.
E esses mesmos alunos fazem os movimentos ouvindo hangul e treinando juntos….. os mais graduados ensinam os menos graduados. Eu como professor não acredito em : aquele que sabe mais ou o que sabe menos, mas o que entendem, o próposito da arte marcial, se aprendem, o que aprimoram e que melhorem cada vez mais….. também aqueles que ajudam e buscam ser pessoas melhores.
Juntos somos e aprimoramos!

Sou Petter Garcia, 3⁰ DAN faixa preta na modalidade Taekwondo e Faixa Azul de Jiu-jitsu.
Dentro do Taekwondo, minha formação segue uma linhagem Coreana,  fundada pela Escola Moodukkwan pelo Kwanjangnim Hwang Kee, tendo uma linhagem do Grão Mestre Joul Roul Kim 9⁰ DAN aluno direto do Kwanjangnim Hwang Kee, seu discípulo Grão Mestre José Silva 8⁰ DAN, o discípulo dele, Grão Mestre Sérgio Henrique 7⁰ DAN, MEU Grão Mestre direto.


Mestre Rodrigo Dias 4⁰ DAN, meu Mestre. Obrigada!


———–>Tendo como início na modalidade Coreana em 1998, porém, a partir de 2001 voltei a treinar seriamente, com o professor Beto, faixa preta 1⁰ DAN.
Sejamos como água e o vento, adaptados a qualquer desafio, leves e mansos mas persistente a ponto de furar uma rocha e molda-las com o passar do tempo, neste sentido, busquemos ser e apenas ser, sem nos preocupar em questionar o que a natureza nos dá de tão presente e belo.
Aprendamos a ser pessoas capazes de receber com humildade aquilo que é de mais precioso em nós mesmos, para assim transformar as pessoas!

Agradeço à minha aluna Miriam Costa, faixa amarela, pela oportunidade de compartilhar essa experiência incrível!

감사합니다 ! Obrigado. 

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s