O que acontece quando não falamos nada? by Nicole Guimarães

Link al blog de Nicole

No meu último dia visitando Castanhal, interior do Pará, passei por uma situação desconfortável que me abriu os olhos para o Brasil fora da minha bolha. Estava no salão e apareceu um homem na faixa etária 60+. Cumprimentou as mulheres e sentou no sofá. Éramos cinco mulheres. Ele começou a falar sobre família, divórcios e mulheres.

Colocou a culpa nas mulheres para os relacionamentos não estarem “funcionando”. Citou uma passagem da Bíblia em que, segundo ele, dizia que a mulher deveria ser submissa, cuidadora do homem, da casa, dos filhos. O homem? O provedor. Tinha uma moça com uns 16 anos e eu fiquei absurdamente incomodada por ela estar ouvindo essas afirmações.

Imagina quantas vezes ela já escutou isso na vida? Eu tinha o dever de me posicionar. Comentei sobre ser mulher nos dias de hoje. Ou a me defender? Contei sobre os lugares que as mulheres estão ocupando, que ninguém é obrigado a casar, que mulher não tem a função de cuidar do homem e, se quisermos, podemos ser as provedoras da casa.

Ele desviou do assunto e começou a usar a “palavra de Deus” para atacar a homossexualidade e as religiões diferentes da dele. A fala daquele homem pode destruir a vida de uma pessoa. Pode destruir uma família. Quantos levam como verdade o que ele diz?

Rebati todas as falas dele e a única resposta era que um dia eu encontraria o “caminho de Deus”. Então saiu da minha boca: “será que, na verdade, Deus não está me usando para te ensinar sobre não julgar o próximo? Deus é amor e você não é melhor do que ninguém”.

Não mudei o pensamento daquele homem, mas posso ter mostrado uma nova visão para a moça de 16 anos.

O que acontece quando não falamos nada?

2 Comentarios Agrega el tuyo

  1. olganm dice:

    O silêncio é consentimento. Bem feito.

    Le gusta a 1 persona

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s