
a experiência de vivenciar uma pandemia; atravessá–la de parte a parte e neste claustrofóbico espaço, encarar o horror das suas possibilidades, tem sido de fato uma desventura inimaginável.
temos; eu e os meus tantos colegas, passado por todo tipo de perda. tivemos baixas, entre os nossos. temos assistido o desamparo ganhar campo. observamos que as crises de ansiedade estão mais poderosas, e a resiliência, têm se distanciado do fator humano.
ainda assim, diante deste caudaloso cenário, é comum nos perguntarem coisas do tipo: “vocês são a favor do lockdown?” ou, “a coisa tá feia mesmo, como tão dizendo, ou isso tudo é só pra criar pânico?”
muitas das vezes, essas perguntas são concatenadas dentro do serviço, durante os atendimentos; ora pelo paciente, ora por seu acompanhante.
há tempos ( batemos os doze meses de enfrentamento ao covid–19 ), da parte que me toca; dei–me conta de que os meus indagadores sempre usam da retórica. eis a razão da minha impaciência, mesmo sabendo da importância de regar toda a planta, inclusive, os espinhos: bem–me–quer, malmequer.
ainda assim, respondo em tom solene e enriqueço com uma boa pitada de ironia, qual seja a situação: “perdoa a falta de jeito, mas tenho duas coisas pra te dizer, sobre o assunto: a primeira é que tenho sofrido pequenas faltas na memória e a segunda, eu não lembro muito bem.” dito isso, me afasto e busco o próximo atendimento.
nesse ambiente insano, cruel e perturbador, também há tempo para boas partilhas, entre os nossos, nossas histórias e as histórias dos que se aproximam.
uma senhora aproximou–se de mim, bem no início do plantão e me perguntou em tom fraternal: “você é o hang ferrero?”, respondi afirmativamente e ela completou “há aproximadamente doze anos, numa palestra, você me incentivou a fazer enfermagem. me formei porque você me inspirou e especialmente, pelo que temos enfrentado nos dias de hoje, te agradeço muito, por isso.”
têm coisas, que salvam uma noite de plantão. agradeço, eu.
Gran verdad Hang: «nesse ambiente insano, cruel e perturbado» Un abrazo j re
Me gustaLe gusta a 1 persona
agradecido por leer, buen amigo.
Me gustaLe gusta a 1 persona
Reblogueó esto en Poeta da Garrafa.
Me gustaLe gusta a 1 persona
Tem coisas que salvam o dia inteiro, a semana e muito mais. A persistência está em prova nesses dias.
Me gustaLe gusta a 2 personas
De fato Evelyn, são tempos em que estamos sendo testados diuturnamente, não é verdade? Agradeço a leitura viu? 🙏🏼
Me gustaLe gusta a 2 personas