“Homem não presta” by Nicole Guimarães

Foto autoral. Ilha da Gigoia / Outubro, 2021.

(blog Nicole)

Tem uma pergunta que já recebi mais de uma vez de amigos estrangeiros: “é verdade que os homens latinos traem as mulheres?” Confesso que detesto essa ideia. Primeiro, porque coloca a mulher latina como a sofredora que aceita ser traída. Segundo, porque põe todos os homens latinos em uma mesma caixinha.

Não dá para negar o quanto nossa sociedade é patriarcal e machista, basta ver como os homens brancos acima de cinquenta anos ocupam a liderança dos principais cargos decisórios do país. Mas ouvir a frase “homem não presta” me incomoda. Se alguns homens não prestam, por que eles são escolhidos como companheiros?

Estou longe de ser melhor do que alguém, mas eu não aceito uma companhia que não me respeita. E amor é respeito, relacionamento é respeito. E isso vale para qualquer tipo de relação da vida: amizade, romance, familiar, profissional. O ponto talvez não seja afirmar aos quatro ventos que “homem não presta”, mas estar próxima(o) das pessoas honestas.

Outra questão é estar com alguém que queira seguir pelo mesmo caminho que nós. Se um quer viver nas rodas de samba enquanto o outro quer ter três filhos e uma casinha de sapê, dificilmente vai rolar e vai parecer que o sambista “não presta”. Será que não presta ou apenas quer algo diferente e você está insistindo?

Não vou negar que já ensaiei me envolver com homens que não passavam segurança nenhuma, eu pisava em ovos. Mas, quando notei o lugar em que EU estava me colocando, caí fora. Normalizar o “homem não presta” ou “homem latino trai” é nos colocar em um papel de submissa, que aceita qualquer coisa. Os tempos são outros. Somos e devemos ser protagonistas da nossa história.

Essas afirmações também te incomodam?

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s